Histórico
Diante da crescente demanda de pesquisas em genômica, as quais vem revolucionando o conhecimento nas áreas de Biologia, Medicina, Meio Ambiente e Biotecnologia, e da conhecida carência de Centrais prestadoras de serviços nessa área no País e, principalmente, na região Nordeste, a Central de Genômica e Bioinformática (CeGenBio) da Universidade Federal do Ceará foi criada em 2017 e instalada no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC. É dividida em Laboratórios Multiusuário de Bioinformática e de Genômica, aos quais os interessados têm acesso mediante a aprovação de projetos em plataforma disponibilizada.
2016 – Envio de proposta para obtenção de apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDTC, no âmbito do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia da CHAMADA PUBLICA MCTI/FINEP/FNDCT – 02/2016 – CENTROS NACIONAIS MULTIUSUÁRIOS.
2018 – Criação da Central de Genômica e Bioinformática
Solenidade de abertura da CeGenBio (durante o I Simpósio da Região Nordeste em Microbiologia Médica).
2019 – Aquisição de novos equipamentos com finalidade de automatizar o processo de preparação de bibliotecas NGS: analisador de fragmentos de ácidos nucleicos e estação automatizada de líquidos.
2020 – Participação na equipe do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos que atuou na detecção molecular do SARS-CoV 2, em um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Ceará (FUNCAP), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
2021 – Aquisição do sequenciador de nova geração (NGS) NextSeq 1000 – Illumina.